Mais uma técnica no qual certa quantidade de dezenas é mantida fixa. Nesse post, serão 13 dezenas fixas, que serão os 13 números que mais foram sorteados em jogos anteriores. Dos demais 12 números faltantes, eles serão divididos em grupos de 2 números, e assim formaremos nosso bolão. Vamos ao exemplo.
Por qualquer motivo possível, você decidiu que a seguinte sequência deve ser fixa.
Logo, os números faltantes são
Faremos uma nova tabela com esses valores. O procedimento de como formar essa tabela não é bem definido, aqui como exemplo (e também nas simulações) os números serão ordenados aleatoriamente.
Agora, faremos um bolão com cada linha dessa nova tabela.
Essas 6 combinações serão os jogos que você irá apostar na lotérica mais próxima.
Simulação
Escolher os números fixo é um problema: todo mundo possui sua superstição. Nessa simulação foi utilizado os 13 números que obtiveram maior frequência nos últimos concursos. Quantos “últimos concursos” é outro número difícil de estimar corretamente. Foi utilizado os 15 últimos concursos, pois acredito que esse seja o número máximo no qual uma pessoa comum teria a paciência de fazer estatísticas dos jogos passados. Porém, o programa a seguir permite que o usuário defina o número que desejar através da variável concurso_anteriores.
Todos os códigos pertinentes podem ser baixados via GitHub.
Todos os códigos pertinentes podem ser baixados via GitHub.
Resultados
Como a quantidade de concursos anteriores não é fixa, esse resultado pode ser diferente. Em resumo, a curva azul está levemente deslocada para a direita, repare que a curva é quase simétrica em relação ao número 9, e existe uma probabilidade maior de fazer 12 do que 6 pontos. Contudo, a informação mais importante não está presente: Não é possível ganhar 14 ou 15 pontos usando esse método.
Conclusão: Inútil
Esse método não introduz nada de novo e a tabela auxiliar precisa ser melhor explorada.
Referência:
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