Pular para o conteúdo principal

L4 - Fechamento com 19 dezenas e 5 fixas


Esse post irá estudar um fechamento que não é caro de ser realizado para uma pessoa convencional, são 10 cartelas. Precisamos de 19 dezenas, contudo, 5 dezenas serão fixas, ou seja, elas irão aparecer em todos as cartelas, e as demais 14 serão combinadas.


O fechamento apresentado é baseado na referência [1], que também disponibiliza a planilha contendo os números do fechamento. Ao abrir a tabela, esta foi preenchida com números seguidos de 1 até 19.
L4_imag1.png
A seguir, outra planilha com as combinações formadas foi criada e salvo em arquivo “.csv”. Isso é necessário para que o programa leia os dados corretamente.

L4_imag2.png


Simulação

Dado que a planilha de fechamento está formada, aplicamos o mesmo programa utilizada nos posts Q1 - Fechamentos da Quina.

Para introduzir algo novo nesse post, vamos calcular também a probabilidade de acertar os 5 números fixos. Para tal, criamos um vetor contendo os 5 números aleatórios fixos, chamaremos o vetor de aleatorios_fixos, outro vetor, concurso, irá armazenar os resultados dos concursos oficiais da lotofácil, e por último um vetor chamado AcertosErros será composto de 0 e 1. Um 0 representa um Erro, ou seja, todas as 5 dezenas não foram sorteadas se comparado ao concurso analisado, e 1 caso contrário.

Como o computador não reclama de fazer contas, iremos variar a quantidade de dezenas fixas, de 1 até 15, assim podemos escolher futuras tabelas de fechamento baseada nessa informação.

São dados 3 programas:
L4_01_Eficacia.py : faz o histograma de probabilidade do fechamento
L4_02_Acertar_N_Fixos.py : é um programa simples para obter a relação Acertos-Erros de acertar 5 dezenas fixas e serve apenas para demonstração e debug caso necessário
L4_03_Curva_Acertos.py : aplicamos o programa anterior para diferentes valores de dezenas fixas

Todos os códigos pertinentes podem ser baixados via GitHub.


Resultados

Vamos direto ao assunto, esse fechamento possibilita ganhar na lotofácil ?
L4 - 19 dezenas.png
O mais importante são os prêmios máximos, e observando o histograma acima, 14 ou 15 dezenas não podem ser obtidos. A chance do jogador conseguir 10 pontos parece ter aumentado, porém isso não é o suficiente para trazer qualquer retorno financeiro, e esse número pode ser apenas variação estatística.

Agora, vamos ao segundo resultados, a curva que diz a probabilidade de acertar qualquer número fixo:
Curva_AcertoErros.png
Observe que nessa curva o valor da probabilidade de acertar 5 dezenas fixas é em torno de 7%, o que é um número baixo, porém não impossível. Contudo, para 6 dezenas ou mais, a chance de acertar é baixa o suficiente para não valer a pena.

Esquemas de fechamento com muitos números fixos possuem uma chance próxima de 0% de acontecer, se você é um apostador que busca um bom custo-benefício em suas jogadas, busque no máximo 3 dezenas fixas - pois é um número com 20% de chance de ocorrer.


Conclusão

colocar2.png
O fechamento apresentado Não Funciona


Referência :

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

L1 - Sequências ABCDE

Faremos nesse post uma método bem simples de como organizar uma pequana quantidade de jogos da lotofácil com as dezenas sorteadas no último concurso da lotofácil. Como exemplo, vejamos os resultados do concurso número 1500 em ordem de sorteio: Forme uma tabela de 5 linhas por 3 colunas, com os números sorteados em ordem crescente como mostrado: Agora, forme outra tabela de 5 linhas e 2 colunas com as 10 dezenas que não foram sorteadas. Formaremos com as linhas dessas tabelas novas sequências : A,B,C,D,E: As dezenas em cada linha não foram ordenados para que o leitor possa ter perfeita noção dos passos e não perder nenhum detalhe. Porém no momento que você estiver pintando a cartela da lotofácil, a ordem dos números é irrelevante. Agora, chegamos ao ápice desse método, criaremos um bolão fazendo combinações dessas sequências. Sequência A-B-C Sequência A-B-D Sequência A-B-E Sequência A-C-D Sequência A-C-E Sequência A-D-E Esses

M1 - 4 Quadrantes

Esse método é provavelmente o mais difundido. Ele consiste em dividir a cartela da megasena em 4 grandes áreas e o jogador deve apostar ao menos 1 número dentro de cada área. Cada quadrantes é criativamente chamado de Q1 , Q2 , Q3 e Q4. Por exemplo, suponha dois prováveis jogo válidos: jogo1 = ( 1 , 4 , 29, 53 ,56,60) jogo2 = ( 15 , 20 , 32 ,36,40,58) Um exemplo de jogo inválido : jogo3 = ( 1 , 4 , 25 , 53 ,56,60) Simulação Faremos um programa filtro_4qdt(sequencia) que recebe uma sequência de números e retorna o número 0  se o jogo NÂO é válido, ou o número 1 se o número for válido. Mantendo o exemplo anterior, a função deve ter os seguintes resultados: filtro_4qdt(1,4,29,53,56,60) → 1 filtro_4qdt(1,4,25,53,56,60) → 0 Todos os códigos pertinentes podem ser baixados via GitHub . Resultados O resultado da simulação pode ser visto abaixo. Há dois resultados sobrepostos na mesma figura. Uma barra azul e outra transparente (com bordas vermelhas). Co