Neste post iremos investigar em certo nível de detalhe se podemos melhorar a chance de ganhar algum prêmio na Megasena chutando alguns números que não serão sorteados.
Pegue um resultado da Megasena e olhe sua distribuição no volante, verá que algumas linhas não possuem nenhum número sorteado. Tomaremos o post na referência [1] como ponto de partida, e iremos investigar se essa propriedade pode trazer algum benefício.
Queremos responder algumas perguntas simples
- Existe preferência por alguma linha ?
- Resposta : Não
- Em cada concurso, quantas linhas não são sorteadas ?
- Resposta : Em média 3
- Após remover 2 linhas, eu escolho aleatoriamente 6 entre as 40 dezenas restantes. Isso trará alguma diferença ?
- Resposta : Consegue ganhar no máximo 1 quadra
- Faz alguma diferença usar bolão de fechamento ?
- Resposta : Consegue ganhar no máximo 1 quadra
- Quantos jogos anteriores devemos usar para fazer nossas estatisticas ?
- Resposta : Não parece ter qualquer efeito analisar os concursos anteriores
Simulação
M3_01_probabilidade_linha.py: Para investigar as frequência das linhas sorteadas, precisamos identificar em qual linha cada dezena se encontra. Após coletar essa informação para todos os números de todos os jogos, faremos um gráfico de barras para ver se alguma linha é mais sorteada que as outras.
M3_02_probabilidade_linha_NAO_sorteada.py: Modificaremos o código anterior em busca de respostas mais precisas. Em cada concurso, quantas linhas não foram sorteadas ?
Um caso óbvio que podemos esperar é que não exista nenhum concurso no qual as 6 linhas não sejam sorteadas, do contrário, seria possível que sejam sorteados números que estão fora das 60 dezenas.
M3_03_bolao_aleatorios.py : A última pergunta simples é saber se ao escolher números aleatórios entre as dezenas restantes, será que há alguma chance de ganhar dinheiro ?
M3_04_jogos_anteriores_com_fechamento.py: Esse programa visa ser mais completo. Como essa post trata de concursos anteriores, o usuário pode digitar quantos jogos anteriores devem ser analisados nas estatísticas. Além disso, um bolão é realizado com uma tabela de fechamento disponibilizado no mesmo site [2].
Todos os códigos pertinentes podem ser baixados via GitHub
Resultados
Em primeiro lugar, não existe nenhuma linha preferencial.
Se as 6 linhas possuem a mesma probabilidade, ela seria ⅙ = 16.66%, como exibido na figura - as variações não grandes o suficiente para justificar o contrário.
Segundo resultado. Quantas linhas não são sorteadas
Em média podemos excluir 3 linhas, é um número até superior ao proposto na referência [1].
E por último, podemos fazer algum dinheiro ?
Esse método conseguiu fazer 4 pontos, porém não altera a distribuição de probabilidades, ou seja, foi apenas sorte.
Finalmente, o que acontece ao combinar a remoção de linhas, baseada em estatísticas de concursos anteriores, em um bolão feito com tabela de fechamento.
Nada acontece utilizando todas as técnicas mais famosas. A figura apresentada é resultado da análise de 10 concursos anteriores e com a remoção de 3 linhas. O leitor pode baixar e testar outras combinações de parâmetros, porém os gráficos não serão diferentes do exibido acima.
Conclusão: Não funciona
Até o momento, eliminar linhas do volante não ajuda a ganhar o prêmio máximo da megasena. Todas as curvas supondo jogos aleatórios ainda estão sobrepostas com as curvas que desejamos testar, indicando claramente que as técnicas não funcionam. O único crédito que essa técnica merece é a possibilidade mais realista de ganhar na quadra.
Referências:
Comentários
Postar um comentário