Pular para o conteúdo principal

M3 - Estratégia das Linhas


megasena_logo.png
Neste post iremos investigar em certo nível de detalhe se podemos melhorar a chance de ganhar algum prêmio na Megasena chutando alguns números que não serão sorteados.

Pegue um resultado da Megasena e olhe sua distribuição no volante, verá que algumas linhas não possuem nenhum número sorteado. Tomaremos o post na referência [1] como ponto de partida, e iremos investigar se essa propriedade pode trazer algum benefício.

Queremos responder algumas perguntas simples
  • Existe preferência por alguma linha ?
    • Resposta : Não
  • Em cada concurso, quantas linhas não são sorteadas ?
    • Resposta : Em média 3
  • Após remover 2 linhas, eu escolho aleatoriamente 6 entre as 40 dezenas restantes. Isso trará alguma diferença ?
    • Resposta : Consegue ganhar no máximo 1 quadra
  • Faz alguma diferença usar bolão de fechamento ?
    • Resposta : Consegue ganhar no máximo 1 quadra
  • Quantos jogos anteriores devemos usar para fazer nossas estatisticas ?
    • Resposta : Não parece ter qualquer efeito analisar os concursos anteriores

Simulação

M3_01_probabilidade_linha.py: Para investigar as frequência das linhas sorteadas, precisamos identificar em qual linha cada dezena se encontra. Após coletar essa informação para todos os números de todos os jogos, faremos um gráfico de barras para ver se alguma linha é mais sorteada que as outras.

M3_02_probabilidade_linha_NAO_sorteada.py: Modificaremos o código anterior em busca de respostas mais precisas. Em cada concurso, quantas linhas não foram sorteadas ?
Um caso óbvio que podemos esperar é que não exista nenhum concurso no qual as 6 linhas não sejam sorteadas, do contrário, seria possível que sejam sorteados números que estão fora das 60 dezenas.

M3_03_bolao_aleatorios.py : A última pergunta simples é saber se ao escolher números aleatórios entre as dezenas restantes, será que há alguma chance de ganhar dinheiro ?

M3_04_jogos_anteriores_com_fechamento.py: Esse programa visa ser mais completo. Como essa post trata de concursos anteriores, o usuário pode digitar quantos jogos anteriores devem ser analisados nas estatísticas. Além disso, um bolão é realizado com uma tabela de fechamento disponibilizado no mesmo site [2].

Todos os códigos pertinentes podem ser baixados via GitHub

Resultados

Em primeiro lugar, não existe nenhuma linha preferencial.
M3_prob_linha.png
Se as 6 linhas possuem a mesma probabilidade, ela seria ⅙ = 16.66%, como exibido na figura - as variações não grandes o suficiente para justificar o contrário.

Segundo resultado. Quantas linhas não são sorteadas
M3_linha_nao_sorteada.png
Em média podemos excluir 3 linhas, é um número até superior ao proposto na referência [1].

E por último, podemos fazer algum dinheiro ?
M3_bolao_aleatorio.png
Esse método conseguiu fazer 4 pontos, porém não altera a distribuição de probabilidades, ou seja, foi apenas sorte.

Finalmente, o que acontece ao combinar a remoção de linhas, baseada em estatísticas de concursos anteriores, em um bolão feito com tabela de fechamento.
Nada acontece utilizando todas as técnicas mais famosas. A figura apresentada é resultado da análise de 10 concursos anteriores e com a remoção de 3 linhas. O leitor pode baixar e testar outras combinações de parâmetros, porém os gráficos não serão diferentes do exibido acima.


Conclusão: Não funciona

colocar2.png
Até o momento, eliminar linhas do volante não ajuda a ganhar o prêmio máximo da megasena. Todas as curvas supondo jogos aleatórios ainda estão sobrepostas com as curvas que desejamos testar, indicando claramente que as técnicas não funcionam. O único crédito que essa técnica merece é a possibilidade mais realista de ganhar na quadra.

Referências:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

L1 - Sequências ABCDE

Faremos nesse post uma método bem simples de como organizar uma pequana quantidade de jogos da lotofácil com as dezenas sorteadas no último concurso da lotofácil. Como exemplo, vejamos os resultados do concurso número 1500 em ordem de sorteio: Forme uma tabela de 5 linhas por 3 colunas, com os números sorteados em ordem crescente como mostrado: Agora, forme outra tabela de 5 linhas e 2 colunas com as 10 dezenas que não foram sorteadas. Formaremos com as linhas dessas tabelas novas sequências : A,B,C,D,E: As dezenas em cada linha não foram ordenados para que o leitor possa ter perfeita noção dos passos e não perder nenhum detalhe. Porém no momento que você estiver pintando a cartela da lotofácil, a ordem dos números é irrelevante. Agora, chegamos ao ápice desse método, criaremos um bolão fazendo combinações dessas sequências. Sequência A-B-C Sequência A-B-D Sequência A-B-E Sequência A-C-D Sequência A-C-E Sequência A-D-E Esses...

M1 - 4 Quadrantes

Esse método é provavelmente o mais difundido. Ele consiste em dividir a cartela da megasena em 4 grandes áreas e o jogador deve apostar ao menos 1 número dentro de cada área. Cada quadrantes é criativamente chamado de Q1 , Q2 , Q3 e Q4. Por exemplo, suponha dois prováveis jogo válidos: jogo1 = ( 1 , 4 , 29, 53 ,56,60) jogo2 = ( 15 , 20 , 32 ,36,40,58) Um exemplo de jogo inválido : jogo3 = ( 1 , 4 , 25 , 53 ,56,60) Simulação Faremos um programa filtro_4qdt(sequencia) que recebe uma sequência de números e retorna o número 0  se o jogo NÂO é válido, ou o número 1 se o número for válido. Mantendo o exemplo anterior, a função deve ter os seguintes resultados: filtro_4qdt(1,4,29,53,56,60) → 1 filtro_4qdt(1,4,25,53,56,60) → 0 Todos os códigos pertinentes podem ser baixados via GitHub . Resultados O resultado da simulação pode ser visto abaixo. Há dois resultados sobrepostos na mesma figura. Uma barra azul e outra transparente (com bordas vermelhas)...

Q1 - Fechamentos da Quina

Esse post visa aplicar o programa desenvolvido no post M2 - Fechamentos para a loteria da Quina . As tabelas foram obtidas no primeiro link que me apareceu no Google quando eu procurei por  “Tabela de fechamentos quina pronta”. O link da página está na referência. O site apresentado possui tabelas prontas para download e usamos eles para nosso estudo. Na imagem abaixo vemos o arquivo “ QN 10-05-04-04=51.xlsx ” aberto. Esse arquivo apresenta um fechamento com 10 números, gerando 51 apostas de 5 dezenas. É uma tabela com muitos recursos, porém não precisamos de todos eles. Nosso objetivo é copiar APENAS a tabela de fechamento e criar um arquivo separado, no qual salvaremos com a extensão “.csv”. Isso é necessário para que o nosso programa possa fazer a simulação. Se você seguiu esses passos, ao abrir o arquivo “ QN 10-05-04-04=51.csv ” verá essa imagem: Esse procedimento foi realizado para as demais tabelas que foram baixadas nessa página e armazenadas ...